Regulamento

1. Da Finalidade

 

1.1 Estimular a criatividade e a produção literária de estudantes da graduação e Unati da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no primeiro semestre letivo do ano de 2021.

1.2 Integrar a comunidade acadêmica por meio da literatura, através da participação conjunta de estudantes da graduação e da Unati de diversas áreas do conhecimento.

 

2. Dos Concorrentes

 

2.1 Este concurso literário destina-se a estudantes da graduação e da Unati da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) que estejam com as matrículas ativas, exceto aqueles matriculados na disciplina Empreendedorismo Criativo (1221N-04) neste semestre (2021/1).

 

3. Do Tema

 

3.1 O Concurso Literário Renato Isquierdo não estabelece nenhum tema. Logo, os trabalhos apresentados serão de temas escolhidos individualmente pelos autores e autoras.

 

4. Das Modalidades

 

4.1 O concurso contemplará quatro gêneros literários:

Conto, Crônica/Ensaio Pessoal, Poesia, Texto Dramático/Roteiro.

 

5. Das Inscrições

 

5.1 A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente através do formulário digital disponível no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/eiLWjSsJCQWcgUua7

 

5.1.1 Os textos concorrentes devem ser enviados como anexo no campo indicado no formulário mencionado no item 5.1, respeitando as regras e formatações previstas neste edital.

 

5.1.2 Todos os textos devem estar assinados por pseudônimo, devendo este ser diferente do nome do autor ou da autora. Para preservar a objetividade do processo seletivo, pseudônimos que facilitem a identificação do autor ou da autora — acrônimos formados com o nome dos autores ou das autoras, nomes semelhantes ao nome real etc. — não serão aceitos.

 

5.1.3 Os textos devem ser enviados em um arquivo Word (.doc ou .docx), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 e devem ter no máximo três (03) páginas nas categorias de Poesia e de Crônica/Ensaio Pessoal, quatro (04) páginas na categoria de Conto e oito (08) páginas na categoria de Texto Dramático/Roteiro.

 

5.1.4 Os trabalhos devem conter apenas textos em língua portuguesa, sem ilustrações, gráficos ou quaisquer tipos de imagens; sem rodapés ou numeração de páginas. Inscrições fora desses parâmetros serão invalidadas.

 

5.2 Cada concorrente pode inscrever no máximo um (01) texto para cada categoria, podendo, se desejar, participar de mais categorias.

 

5.2.1 Para concorrer em mais de uma categoria, é necessário o preenchimento de um formulário digital diferente para a inscrição em cada modalidade.

 

5.2.2 Caso se efetue mais de uma (01) inscrição para a mesma modalidade, só será aceita a inscrição mais recente, respeitando os parâmetros deste edital.

5.3 As inscrições devem ser realizadas até 19 de maio de 2021, salvo eventual prorrogação a ser determinada e divulgada publicamente pela comissão organizadora deste concurso.

 

5.4 Os textos enviados devem ser inéditos — não tendo sido publicados em nenhum meio impresso e/ou digital (inclusive redes sociais).

 

5.5 O não cumprimento das exigências acima acarretará a desclassificação do concorrente ou da concorrente.

 

5.6 Os autores e as autoras concedem os direitos de publicação dos textos à comissão organizadora no momento do envio do texto.

 

5.7 Dúvidas e/ou problemas relacionados ao processo de inscrição no Concurso Literário Renato Isquierdo podem ser enviados para o e-mail renatoisquierdocl@gmail.com.

 

6. Da Avaliação

 

6.1 A seleção e a avaliação dos textos ficarão a encargo da comissão avaliadora, escolhida pela organização do evento.

 

6.2 Os critérios para a avaliação dos textos serão: técnica literária e criatividade.

 

6.3 A ocorrência de plágio desclassificará o texto.

 

7. Da Premiação

 

7.1 A divulgação dos finalistas será realizada nas redes sociais do concurso (Instagram e Facebook – @renatoisquierdocl).

 

7.2 A premiação do concurso ocorrerá em 07 de julho de 2021 e contemplará cada gênero literário com 1º, 2º e 3º lugares, de acordo com a comissão avaliadora, que poderá, ainda, determinar a concessão de menções honrosas.

 

7.3 Os autores e/ou autoras premiados em cada categoria serão contemplados com livros e outros prêmios. Além disso, os autores e/ou autoras que forem selecionados para o 1º lugar em cada categoria receberão troféus. 

 

7.4 Os textos finalistas serão publicados em um e-book.

 

8. Das Disposições Finais

 

8.1 O candidato ou a candidata deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade de seu texto. Em caso de violação de direitos autorais, o candidato ou a candidata assume única e integralmente a responsabilidade.

 

8.2 As decisões da comissão avaliadora são soberanas e irrevogáveis, sendo que a inscrição neste concurso pressupõe a aceitação do presente regulamento.

8.3 Os casos omissos a este regulamento serão analisados pela comissão organizadora do concurso.

 

8.4 A comissão organizadora se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores e autoras.